• Rua Vice-Governador Rubens Berardo 100

Rio de Janeiro - RJ
    Alto da Boa Vista
  • Número de telefone (21) 2274-0046

21/8/2013

Um exemplo de museu. Há várias atividades:

Conhecer os grandes astrônomos da humanidade, desde os gregos até os cientistas da era moderna, como Kepler, Copérnico,Galileu e outros.
    Observar uma mesma galáxia através de vários telescópios, desde o mais rudimentar até o mais moderno, e perceber a evolução da astronomia.
    Os planetas do sistema solar e o sol foram reconstituídos em escala, assim pode-se depreender as proporções de tamanho entre os planetas.
    Há uma maquete motorizada que mostra o equinócio e o solstício nos hemisférios norte e sul.
    Há também uma representação dos movimentos de translação e rotação da Terra, e como a luz solar incide sobre o planeta, o que explica as estações nos hemisférios norte e sul.

A visita ao museu ensina o lado prático da astronomia. Aos domingos tem muitas crianças, então para quem quer curtir o museu com calma e silêncio é mais indicado outro dia.
    Poderia ter uma lanchonete, neste sentido a estrutura é precária. Há somente um pipoqueiro na entrada.

14/8/2013

O Planetário da Gávea é um ótimo lugar para levar a família, em especial as crianças.
    Além do museu do universo e da projeção da cúpula, o planetário oferece cursos de leitura das estrelas. É um curso muito bacana e muito interessante de ser feito.
    As quartas o Planetário da Gávea oferece observação do céu por telescópios, mas as observações dependem das condições meteorológicas do dia.

Preços acessíveis.

9/8/2013

O museu do universo é muito bom mas tem algumas pecas quebradas. A projeção da cúpula é demorada,mas imperdível para quem conhecer o lugar! Prefiram ir nos fins de semana pois tem atracões extras.Todas as quartas, por exemplo, eles oferecem observação do céu por telescópios. A atividade depende das condições meteorológicas e é gratuita.

• Usuário Qype dienea…
    • Cuiabá - MT
    18/11/2008

Lá eles abrem para palestras,cursos e divulgação da astronomia e desenvolvimento cultural. Recebem alunos de várias escolas.A biblioteca é interessante com vários livros e alguns difíceis de encontrar em outros lugares.
    Um passeio para toda família, recomendo

• Usuário Qype felipe…
    • Juiz de Fora - MG
    21/11/2008

Também fui quando criança numa excursão do colégio, e realmente é um lugar muito bacana de se conhecer. O passeio pelo planetário é uma aula prática de ciência e astronomia. Pra quem quer entender e conhecer um pouco mais de astronomia, ou pras crianças que estão começando a estudar isso na escola, visitar o planetário é uma experiência única na vida, fica muito mais fácil aprender assim. Um lugar que nunca me esquecí.

• Usuário Qype NAGIB…
    • Contagem - MG
    9/11/2008

Vale a pena! E o melhor de tudo é que fazem promoções para as criançasA última vez que fui ao Rio minha tia tinha inscrito minha filha de sete anos em uma, ela passou a noite no planetário com outras crianças e fizeram muita bagunça, além de aprender muito e serviram uma macarronada que ela fala até hoje..

• Usuário Qype irango…
    • Rio de Janeiro - RJ
    6/2/2010

O bom é que ha instrutores e monitores em todo o patio auxiliando a todos e o melhor, orientando aos especificos ambiente de visita no planetário

• Usuário Qype gabisi…
    • Saquarema - RJ
    4/1/2009

Realmente incentiva as crianças, e os preços são bons também

• Usuário Qype vinyci…
    • Londres, Reino Unido
    14/3/2010

A criançada adora esse lugar, papais e mamães pode levar a garotada pq o preço é baixinho. Aproveitem, programão.

• Usuário Qype blog9…
    • Rio de Janeiro - RJ
    31/12/2008

Muitos colégios fazem excursões para o Planetário da Gávea, e não é à toa, o lugar é lindo e incentiva muito o senso crítico das crianças! O lugar é pouco iluminado, para que os objetos da exposição fiquem bem reluzentes e chamativas. O lugar parece uma grande nave espacial, que dá um tom bem mais futurista! Tem o cinema planetário, com cadeiras que deitam e se assiste um filme no teto! Legal ver a formação dos planetas e tudo mais, como se realmente estivéssemos lá, algo lindo de se ver. O local é bem fácil de chegar, a Gávea é bem pequena e qualquer ônibus que fique depois do Zuzu Angel, na Praça Sibelius ou na Marques de São Vicente deixa perto do Planetário. Também é bom pegar integração com o metrô, pois o ônibus-metrô deixa na porta do planetário. Outro legal é o jardim do lugar, tem miquinhos em uma árvore, eles são bem engraçadinhos! Tem uma árvore gigante para tirar fotos também, muito lindo! Ótimo passeio para ir com a namorada por exemplo, como fui com a minha este ano.

• Usuário Qype aroldo…
    • Niteroi - RJ
    • 1 comentário
    14/7/2011

Olá, ontem fui ao planetário, mas antes fui ao site para ver horários e preços, mas ao chegar lá, eu e minha filha de 8 anos que veio de SP passar férias não podemos visitar a cúpula, pois era apenas para agendamento de escolas. Ora, então que conste isso no site, pois ficamos tristes e chateados. Aroldo Berçot