20/3/2014

o prédio é maravilhoso e sempre tem exposições legais. na saída tem um café com mesas do lado de fora de frente pro parque da luz, uma delícia ficar ali a toa vendo o movimento do lugar.

15/3/2014
    1 check-in aqui

Pinacoteca. ... Minha Casa. ...

22/12/2013

Caramba como falar de Sampa e não falar nem que seja um pouquinho deste marco cultural da cidade, a Pinacoteca do Estado, na estação da Luz,pra dizer a verdade pra vocês a pinacoteca foi tema de um estudo que desenvolvi na faculdade, então estive lá por várias vezes. Bom o que dizer sobre ela: Incrível e sensacional, o prédio foi construído no ínicio do século XX para servir de armazém da linha férrea Sorocabana, que foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, na época da ditadura serviu de escritório do DEOPS e com o final do regime militar seu controle foi transferido para a Secretaria de Estado da Cultura e em 1999 tombado como um bem cultural. O local sempre conta com exposições fixas e outras temporárias, uma das vezes em que estive lá estava acontecendo uma exposição sobre a Tarsila do Amaral, além de várias esculturas espalhadas pelo local e um charmoso elevador de vidro e passarelas de ferro externas que nos dá uma visão geral e de algumas salas do prédio, conta também com uma biblioteca, o Centro de Documentação e Memória (Cedoc), um auditório, uma cafeteria bem charmosa com algumas mesas ao ar livre com vista para o parque da Luz e o mais legal é o térreo do prédio, com banquetas e uma escultura, na verdade uma fonte, bem engraçada de algumas bonecas nuas que jorram água dos peitos, kkk. As salas onde rolam as exposições são todas amplas e muito bonitas, aliás o prédio todo nos remete ao charme do ínicio do século, o melhor de tudo é o 2° andar com várias esculturas e tem uma sala bem legal lá que se chama "Nova Figuração", mas para conhecer todo o prédio requer tempo e as vezes mais de uma visita, mas lhes garanto um programão de final de semana, a entrada é gratuíta aos sábados.
    Dica: Visite o porão do museu, lá está abrigado O Memorial da Resistência de São Paulo dedicado à preservação das memórias da resistência e da repressão políticas, bem legal

18/8/2013

Gosto muito da Pinacoteca, parece um castelo em meio ao parque da Luz, certamente um dos cenários mais belos de São Paulo.

Se não tempo de ir nos dias de semana, vá aos sábados é grátis, por esse motivo é cheio, mas não deixa de ser um bom lugar para passear. As exposições sempre são bacanas, pelo menos nas que visitei, tanto na época da escola quanto sozinha.

Se você tiver uma turma grande dá pra agendar a visita e um dos monitores irá guiá-los pelo lugar. Eu prefiro explorar por mim mesma, ler os folhetos , voltar na mesma peça, sou chata pra ficar ouvindo explicações em todas as peças. ;)

Legal mesmo, é aparecer em umas das janelas e fazer fotos da Av. Tiradentes ou do Parque da Luz, dá pra se sentir dentro de um livro de histórias fantásticas. Vale muito esse passeio. ;)

19/7/2013

Muitas vezes deixamos de prestigiar lugares da nossa própria história para conhecer os de outros países. Foi quebrando um pouco esta regra que um dia marquei na agenda diversos pontos que queria conhecer na minha própria cidade natal.

Lembro que fui de sábado e não paguei nada já que a entrada neste dia é gratuita, mas mesmo nos outros dias o valor é muito simbólico.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é deslumbrante. Sua arquitetura já é um passeio que vale a pena. As obras, as esculturas, os andares, cada pedacinho da história dali e de outros artistas nos fazem refletir sobre muitas coisas. Até mesmo quem não conhece ou não aprecia arte, fica encantado em cada canto.

O bacana é que as obras das exposições vão mudando a cada temporada e você nunca consegue visitar a Pinacoteca e conhecê-la a fundo.

Outra coisa legal é que lá dentro tem um restaurante que serve de cafezinho a carta de vinhos, além de cardápios variados com quiches e pratos a la carte. Não é um lugar muito barato, acredito eu pelo fato de ser algo bem reservado.

Fica aqui uma sugestão para conhecer este patrimônio público e ficar fascinado!

12/7/2013
    Marcado em Programas culturais

A  Pinacoteca é um dos lugares mais legais de São Paulo. Começando pela construção imponente, e quando você entra, se sente fora do Brasil, fazendo uma viagem sem sair de SP!
    Sempre estão acontecendo exposições diferentes de arte, esculturas, fotos, mas o ambiente por si só já é muito inspirador!
    A exposição permanente de esculturas vale a visita. Tem acesso super fácil de metro, a estação da Luz é logo em frente. E do outro lado da rua tem o Museu de arte Sacra, tire um domingo para conhecer os dois!
    Se você não conhece, venha conhecer, cultura é sempre uma ótima opção de lazer!

4/8/2013

Para quem gosta de arte, é o lugar ideal. Sempre adorei ir à Pinacoteca, desde criança, quando minha mãe me levava. É um lugar lindo, não só pelas artes que abriga, mas por toda sua arquitetura. É de encher os olhos.
    E a melhor parte: é grátis aos Sábados. Quem não adora um passeio super legal e cheio de cultura, de graça? Pois é.
    Além das artes, você pode dar uma volta pelo Parque da Luz, que é ao lado, e ver arte ao ar livre também. Sempre tem artistas de teatro, de música, de vários lugares diferentes fazendo apresentações no parque, vale muito a pena.

25/7/2013

A Pinacoteca, junto ao Masp são meus lugares preferidos na cidade para um passeio cultural. Adoro o prédio, o espaço, o acervo, tudo! É um dos grandes museus de artes visuais de São Paulo e sem dúvida, um dos mais maravilhosos.

A experiência lá é ótima, o prédio está em ótimo estado de conservação, mesmo sendo antigo, e é uma das coisas mais lindas! O preço para entrar é baratinho, varia de 4 a 2 reais, não dá pra perder, né? As exposições variam sempre  e incluem fotos, quadros, esculturas, mas o ambiente lá ainda é o que mais me inspira.

Para quem quiser aproveitar a viagem, recomendo o Museu de Arte Sacra que fica ali pertinho! Lindo de morrer.

21/7/2013

A Pinacoteca é maravilhosa demais. A arquitetura do local já é de deixar qualquer um babando, mas depois que você entra e vê as obras (fixas ou as exposições), se apaixona mais ainda pelo local. Aproveite a iluminação e tire muitas fotos. O local é cheio das entradas e salas misteriosas e abandonadas, com quadros magníficos. Vale para um trabalho de faculdade ou um simples passeio de domingo.

• Usuário Qype Danilo…
    2/1/2009

Para quem ainda naum conheçe a Pinacoteca de São Paulo vale muito a pena!!É um lugar que contem muita história e é muito bonito de se ver!
    Para quem naum conheçe ai vai o site que tem bastante informação sobre o local : pinacoteca.org.br/index.…
    Video link: br.youtube.com/watch?v=T…

• Usuário Qype isabel…
    • Taubaté - SP
    6/12/2008

A Pinacoteca é um museu muito interessante, com obras fantásticas e diferentes
    O preço é bem barato. E tem muita coisa para se admirar.
    A exposição é sempre muito legal.

• Usuário Qype lperei…
    • Rio de Janeiro - RJ
    22/11/2008

A Pinacoteca (contando juntamente com a Estação Pinacoteca) é um museu fantástico que pode ser visitado por meros R$4,00 (R$2,00 se você for estudante!). Com exposições itinerantes excelentes, como a atual da Maria Bonomi, e um acervo permanente de cair o queixo, é um dos melhores museus a que já fui, comparável a grandes museus europeus, só que com um acervo um pouco menor. Minha recomendação pessoal é o segundo andar da Estação Pinacoteca e a seção de arte pompier do prédio principal. Edit: Acabei de colocar algumas fotos no perfil da pinacoteca, deem uma olhada. O acervo de pintores brasileiros é digno de inúmeras visitas. Já fui várias vezes e não me canso de ir.

• Usuário Qype Lucas-…
    • Russas - CE
    4/2/2009

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é uma instituição cultural brasileira subordinada à Secretaria da Cultura do estado de São Paulo. Sua sede principal encontra-se localizada no Jardim da Luz, na capital paulista. Além desta, ocupa ainda o espaço chamado Estação Pinacoteca, antigo prédio do DOPS, e um edifício no Parque do Ibirapuera. Um dos mais importantes museus de arte do país, a Pinacoteca do Estado reúne em seu acervo mais de seis mil obras, entre pinturas, esculturas, colagens, desenhos, tapeçarias, porcelanas e louças. A coleção abrange, majoritariamente, a história da pintura brasileira entre os séculos XIX e XX.

• Usuário Qype neris…
    • Londres, Reino Unido
    8/3/2009

Sitehttp://www.pinacoteca.org.br/index.php
    É magnifico minha primeira visita foi bem legal.
    Video link: youtube.com/watch?v=UQjQ…

• Usuário Qype laiz…
    • João Pessoa - PB
    21/11/2009

A Pinacoteca é o tipo de lugar em que você pode passar horas, entrando nas salas e olhando as coisas com cuidado. Durante minha visita estava em cartaz uma exposição de esculturas de nu, muito lindas, outra de retratos e bustos, uma de fotografias da Bahia e outras menores. O parque ao lado também convida a uma boa caminhada e a Estação da Luz bem em frente contribui para um passeio bem completo.

• Usuário Qype tieg…
    • Campo Grande - MS
    6/11/2008

Ambiente: Super bonito, altamente inspirador, é um daqueles locais que vc vai pra esquecer do mundo agitado do lado de fora.Super calmo; em salas q tem obras de cair o queixo, tem uns sofásinhos pra vc ficar lá admirando sossegado a pintura.
    preço: razoável Nota: Pode-se tirar foto lá dentro, só que sem o flash, pq a mt incidência de luz,depois de um certo tempo, ajuda na deteriozação da pintura.

• Usuário Qype Sujo…
    6/11/2008

Trabalhei lá eh um bom lugar! para se estar!

• Usuário Qype FabioS…
    11/2/2009

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, é um local muito visado pela sociedade paulistana e brasileira, ressaltemos a seguinte questão, o governo do Estado de São Paulo prioriza o espaço e amplia sua estrutura a cada ciclo, é prazeroso e similar a outros museus como o MASP (Museu de Artes de São Paulo), é um local de ambiente aconchegante e de conforto. Recomendo que visitem-no.

• Usuário Qype regina…
    • Como, Itália
    5/9/2009

Visita obrigatória para todo o estudante, escultores, pintores e todas as pessoas que tem o pleno gosto de apreciar arte.

• Usuário Qype Demoli…
    • Roma, Itália
    24/10/2011

Grandes exposições.. Um lugar simplesmente mágico.

• Usuário Qype lucasd…
    • Araras - SP
    2/1/2009

Acervo gigantesco, bom atendimento, próximo a uma das mais belas estações de metrô de São Paulo. Ingressos a um preço agradabilíssimo!