28/7/2014

Grande área verde em BH ,o grande pulmão da cidade, aberto de terça a domingo das 8 às 18h. Entrada principal no pé da serra do curral no bairro Mangabeiras(portaria sul) ,o ponto mais alto da zona sul.Ainda possuindo mais 2 chegadas no bairro Serra.Lugar extremamente agradável com 3 divisões:Roteiro da Mata,Roteiro do Sol e Roteiro das Águas.Entrando de veículo próprio você paga uma taxa de estacionamento bem pequena ou chegando também de coletivo,sem custos,tudo em frente à portaria.Dispõe de quiosques dentro da mata que todos utilizam fazendo seu próprio pic-nic. Possui uma programação especial e gratuita.Transporte pago de micro ônibus para circular por todo o Parque.Área imensa,de muitos e muitos hectares, com fauna e flora nativas.Ideal para ir com a família e curtir várias atividades ao ar livre ,praça de esportes com quadras alugadas à hora ,veios d'agua,cascatas,trilhas e atividades no prédio central,inclusive cursos,ainda com um anfiteatro ao ar livre e praça central das águas.Belíssimo visual no mirante no setor mais alto.Dai vc realmente deslumbra toda nossa capital e confirmando que nos edificamos em um imenso vale.

21/6/2014

O Parque das Mangabeiras é o melhor parque de Belo Horizonte. Seu espaço é imenso e sua vista maravilhosa.
    No local você pode caminhar, fazer trilha, um piquinique. Lá sempre rolam eventos gratuitos como shows e apresentações teatrais.
    No espaço você também encontra lanchonetes.
    O público é bem tranquilo e diversificado.
    Ah... no final da tarde faz bastante frio, enão leve um agasalho.

22/5/2014

Eu ia muito ao Parque das Mangabeiras, mais de um tempo para cá com a vida corrida e a desculpa de estar sempre sem tempo, fui poucas vezes ao parque. Sempre que ia ao parque, tinha que dar comida aos peixes que fica no lago bem na entrada do parque. Era só comprar o saquinho com ração na administração.
    É um lugar lindo e muito bem cuidado e preservado. O Parque das Mangabeiras está sempre limpo, isso também se deve a administração do parque.
    Dentro do parque tem um ônibus que circula por toda a área do parque parando em pontos específicos.
    No parque tem brinquedos para as crianças, quadras, restaurante e lanchonete e um enorme espaço verde que precisa ser preservado. E tem vistas maravilhosas. Tem também muitos Quatis.
    É um ótimo local para passeio com amigos, família e também a dois.

14/5/2014

O Parque das Mangabeiras para mim é o melhor de Belo Horizonte, além de ser um ótimo ponto turístico para quem visita a cidade, um bom lugar para as crianças brincarem, bom para tirar fotos e fazer esportes. O estacionamento do parque é muito grande e cabem muitos carros, e o preço é barato não importa o tempo que você fique lá dentro (R$2).
    A praça das águas fica na entrada do parque e possui além dos lagos, barraquinhas que vendem água, chips, picolés, chocolates, etc. Nos finais de semana também são vendidos cachorros-quentes.
    O local tem muitos quatis, eles são bonitinhos, mas a dica é não alimentá-los porque além de fazer mal pra eles, eles não deixam ninguém em paz quando alguém vai comer alguma coisa.
    O parque possui também um parquinho para as crianças com vários brinquedos, escorregador, casinhas de boneca, etc. Para quem gosta de praticar esportes, eles alugam quadras de tênis, de futebol e de vôlei. Para os amantes do skate, existe uma excelente pista de concreto ao lado das quadras.

25/7/2014

O Parque das Mangabeiras é uma grande reserva natural em meio á cidade de Belo Horizonte. Várias nascentes e espécias da fauna e flora estão preservadas no Parque. Lá você tem acesso a várias opções de lazer: passeios e trilhas, mesas para picnic, aren ao ar livre a com apresentações artísticas, viveiro de mudas, centro de educação ambiental, lago com peixes ornamentais, barracas com lanches e uma cantina. Para facilitar o acesso às areas mais remotas circula uma linha de micro-ônibus por dentro do parque com saídas programadas.
    O Centro de Educação ambiental tem sua programação paralela utilizando os espaços do parque. E o Parque tem uma agenda cultural anual em que acontecem eventos para toda a família, especialmente em datas ligadas às crianças. São dias muito animados em que o Parque fica bem cheio e as crianças muito alegres!

29/4/2014

Costumava frequentar mais o Parque quando me mudei para BH. Pegava um ônibus na Av Afonso Pena que parava lá dentro. Chegando ao Parque, pegava a trilha que levava ao mirante lá em cima da serra. Era um ritual que curtia fazer sozinho para pensar na vida.

Faz tempo que não vou. O lugar é bem bonito, mas dependendo do dia fica lotado. Muitas crianças barulhentas correndo de um lado para o outro, e muita sujeira no chão.

A trilha para o mirante ainda existe, mas da última vez também tinha muita gente lá em cima naquele esquema de selfies infinitas. Já fiz um piquenique por lá. Foi legal, mas prefiro fazer na Praça do Papa.

Mas vale a visita. É um lugar bonito e bom para levar crianças.

23/4/2014

Um dos lugares aos quais eu tenho muito afeto e carinho.

Desde quando eu era moleque, meu pai insistia (de forma benéfica, claro) em me levar ao Parque das Mangabeiras. A atração fica nos pés da Serra do Curral, que fica no limite entre Belo Horizonte e a cidade vizinha de Nova Lima. A parte da serra que dá vistas para BH ficou conservada, e uma parte da serra dá para dentro do parque. É uma vista bem bonita, mesmo.

O Mangabeiras não é um parque de mero entretenimento. Claro, você vai lá e, dependendo da época, vai ter uma apresentação cultural, um festival de papagaios (opa, quero dizer, festival de pipas; em BH, papagaio é sinônimo de pipa, arraia, estrela) no mês de agosto, um chorinho ao luar... Mas o que me faz ter tanto encanto por esse parque é a sua natureza.

Dentro dele, há algumas trilhas que podem ser exploradas por quaisquer caminhantes. Os caminhos são calçados, o que facilita a caminhada. Vale destacar a vista que se tem do Mirante da Mata, um mirante dentro do parque que dá vista para toda a Belo Horizonte. De tirar o fôlego.

Se estiver procurando um contato mais íntimo com a natureza, não tenha dúvidas: suba toda a Avenida Afonso Pena, passe pela Praça da Bandeira, suba mais um tiquinho, passe pela Praça do Papa, suba mais e você chega ao Parque. Eu acredito que você não se arrependerá.

6/5/2014

Um dos pontos turísticos mais interessantes na minha opinião. O Parque das Mangabeiras proporciona aos visitantes um contato único com a natureza. É uma área muito bem preservada e os circuitos permitem aos visitantes caminhadas temáticas. O meu preferido é o circuito das águas. No parque também têm quadras de esporte, lanchonetes e áreas para lanche (só tome cuidado com os quatis nessas áreas, pois esses já estão quase formando uma gangue para roubar comida). Lá você também vai observar muitos micos e pode alimentar as carpas nos lagos principais, diversão garantida para a criançada que frequentemente acaba "caindo" nos lagos. É um ótimo passeio para dias de domingo e feriados. Além das atrações normais, o parque recebe eventos diversos como oficinas de pintura e desenho para a garotada, o Biologia no Parque da PUC Minas, entre outros.

23/4/2014

Sou fã desde pequena desse Parque, porque era uma das opções de lazer mais próximas da minha casa. O Mangabeiras oferece opções para quem gosta de exercícios como trekking, skate futebol e peteca, com suas trilhas e quadras próprias; e também muitas opções para as crianças, com brinquedos próprios para elas.
    Mas o parque tem também outras três dimensões: educativa, cultural e contemplativa. Nos fins de semana e em ocasiões especiais, a Prefeitura realiza oficinas educativas para crianças e adolescentes, com ensinamentos sobre a funa e flora do parque, conservação ambiental e trabalhos manuais, como o origami.
    O espaço do Parque é também utilizado para apresentações culturais, inclusive durante o Festival Internacional de Teatro e Dança de BH (FIT).
    E para quem tem o espírito menos esportivo, mas gosta de natureza, o local oferece linhas de ônibus próprias para poupar o esforço das subidas, dando acesso aos mirantes que permitem contemplar lindos ângulos de Belo Horizonte e ter contato com os miquinhos e outros animais da mata.
    Uma curiosidade do Parque é que ele serve de sede para um grupo de escotismo do qual fiz parte, atividade saudável e formadora de caráter. As reuniões são aos sábados.
    Pontos fortes: Belo Horizonte cresceu de forma desordenada e a preservação de áreas verdes torna-se extremamente importante. O Parque contribui, e muito, para isso.
    Pontos fracos: como já fui ao Parque inúmeras vezes ao longo de três décadas, posso dizer que em muitas dessas vezes encontrei a conservação do mobiliário, ônibus internos e trilhas, por exemplo, em estado lastimável. O esforço de limpeza e manutenção da infraestrutura precisa melhorar mais.

• Usuário Qype moises…
    • Lagoa da Prata - MG
    23/12/2008

O local conta também com estrutura para a realização de shows e espetáculos. Algumas vezes por ano a Prefeitura de Belo Horizonte escolhe o ambiente para apresentações de peças de teatro e shows de música popular. É um pulmão de BH. O acesso é rápido e fácil. A área é enorme e boa para a prática de esportes. O parque é bem sinalizado e com muitas informações para os visitantes seguirem os três diferentes roteiros: o Roteiro das Águas, o Roteiro da Mata e o Roteiro do Sol.
    A entrada é gratuita resumindo um lugar mineiro de ser.

• Usuário Qype Gede…
    12/11/2008

A contrução do Parque das Mangabeiras é um feito histórico para a cidade. Isso porque essa região era para ser explorada por mineradoras que tirariam o ferro da Serra do Curral como meio de preservar esse importante cartão postal da cidade, criou-se o Parque das Mangabeiras como local de preservação animal e vegetal.
    Ainda hoje vemos resquícios dessa tentativa de implantação de mineração como as construções de cimento que podemos ver próximo às quadras.
    As próprias quadras foram construidas para aproveitar uma parte que já havia sido terraplanada.
    Infelizmente a mesma preservação não ocorreu na parte da Serra do Curral que pertence a Nova Lima, restando dela apenas sua silhueta na parte Belo Horizontina.

• Usuário Qype kkcost…
    20/2/2009

O Parque das Mangabeiras é a maior área verde da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da América Latina. Com seus 337 hectares e mais de 2 milhões de metros quadrados, o Parque das Mangabeiras está localizado na Serra do Curral. O parque é um local de preservação e pesquisa ambiental aberto ao público. O espaço é habitado por mais de uma centena e meia de espécies de aves. A mata é composta por diversas amostras da vegetação mineira. A paisagem verde foi projetada por Burle Marx e está localizada a mais de mil metros de altura, em um dos pontos mais altos de Belo Horizonte. O local conta também com estrutura para a realização de shows e espetáculos. Algumas vezes por ano a Prefeitura de Belo Horizonte escolhe o ambiente para apresentações de peças de teatro e shows de música popular.

• Usuário Qype wladim…
    29/7/2012

Vá preparado para uma caminhada. As trilhas na mata nativa são bem sinalizadas e permitem uma interação fantástica com os animais. Apresenta subidas e descidas íngremes. Nada que uma redução na marcha não consiga vencer.

• Usuário Qype djub…
    • Reinbek, Alemanha
    17/11/2008

Sou suspeita pra falar do parque, porque nasci e fui criada nesta regiao, mas posso dizer que esta area da cidade tem um q magico que nos convida a relaxar e aproveitar a maravilhosa vista da nossa Beaga!

• Usuário Qype milinh…
    13/1/2009

Passar o fim de semana , fazer caminhadas e estar em contato com a natureza isso é sinonimo de Parque das Mangabeiras