• Campo de São Cristóvão, s/n

São Cristóvão
  • Número de telefone (21) 2580-5335
  • Site de negócios feiradesaocristovao.org.br

27/11/2013

Confesso que demorei para conhecer a Feira de São Cristóvão, um pouco pela localização, afastada do centro e da zona sul, onde acabo passando a maior parte do tempo. Mas vira e mexe o assunto surgia e os amigos se espantavam: "como assim você ainda não conhece?". Até que um dia resolvi encarar os 40 reais de táxi da zona sul até lá. E posso dizer que amei!

Fiz a visita à noite, em um dia super movimentado, já que o bloquinho de carnaval Fogo e Paixão, um dos preferidos da galera, fazia uma apresentação concorrida. Mesmo com o lugar estrumbicado de gente, achei a experiência absolutamente imperdível. A feira é super tradicional e, em 2003, mudou de cara, depois de uma reforma no pavilhão onde hoje se encontra. Se antes era mais restrita a imigrantes nordestinos buscando reencontrar um pouco de suas raízes em terras cariocas, hoje se tornou também point de turistas e jovens descolados.

Vi de tudo por aqui: tem barraquinha vendendo churrasquinho, batidas, sapatos, roupas e bugigangas de toda sorte...parece até que você está passeando no Saara ou na 25 de março! Mas se você procurar mais um pouco (e o espaço é enorme!), vai encontrar bons restaurantes de comida típica (como o Barraca da Chiquita), shows e apresentações divertidas e uma infinidade de bares/butecos de karaokê, que viraram febre na cidade (já perdi as contas de quantas vezes algum amigo comemorou o aniversário em um deles).

Para mim, o mais legal da Feira é que ela é absolutamente plural: você pode passear aqui durante o dia, para um almoço em família, e terá uma experiência completamente diferente da que teria à noite, quando o forró corre solto e a galera só quer saber de diversão até altíssimas horas. Além disso, fiquei encantada com a variedade de pessoas, de perfis tão diferentes, que se encontram nesse espaço.

21/8/2013

Como meus pais são de Belém, visito a Feira desde que ela ficava de fora do Pavilhão, uma época em que ela era não muito higiênica, nem organizada. O mais legal da Feira é que, sim, dá pra ter uma boa visão do verdadeiro Norte e do verdadeiro Nordeste no Rio. Não é um restaurante caro da Zona Sul ou uma exposição refinada. Os donos da barraca e as pessoas que frequentam são realmente nortistas e nordestinos que amam muito suas regiões. Meus pais vão lá literalmente toda semana. Mas ao mesmo tempo, tem uma variedade bem grande de coisas pra fazer, sem se limitar ao Norte/Nordeste.

Tem dois palcos que funcionam ao mesmo tempo nas duas extremidades do pavilhão com várias atrações: cantores, bandas, apresentação de dança e até concurso de beleza nordestina, hahaha. Tem barraca vendendo CDs da região, artesanato, literatura de cordel... Mas também tem boate, videokê, reggae, música dos anos 60/70/70. Até loja de rock tem lá.

A entrada é 3 reais, mas às vezes tem uns shows mais famosos e a entrada fica mais cara, mas é um caro barato. No geral, a Feira abre na sexta e só fecha domingo de madrugada! Mas no domingo a partir das 20h não entra mais ninguém.  E os restaurantes grandes abrem durante a semana para almoço, mas as barracas menores só abrem de sexta a domingo mesmo.

13/7/2013

Aqui você pode fazer tudo que gosta em um só lugar. A FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO é o lugar perfeito.
    Você come, bebe, dança, faz compras, se diverte, canta, ouve cordel, assiste shows, conhece a culinária nordestina, nossa, tanta coisa.
    O melhor é que você encontra centenas de lojas com artigos e artefatos nordestinos, uma grande variedade de restaurantes, com preços para todos os bolsos. O meu restaurante preferido é o Asa Branca. A carne de sol com aipim e o baião de dois são uma delícia. De sobremesa, os sorvetes de frutas típicas nordestinas.
    A buchada de bode...
    Só indo para saber a delícia que é.
    Ah tem estacionamento próprio para até 800 veículos e o preço para entrar na feira é de apenas R$ 3,00.

21/8/2013

O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a famosa feira dos Paraíbas (sem nenhum preconceito, mas é como ela realmente é conhecida no Rio) é muito legal para comer barato. O grande problema atualmente é o estacionamento que não comporta a quantidade de carros que procuram por uma vaga e a espera pode ser longa.

Gosto muito dos restaurantes que tem lá dentro. Eles são baratos e a comida é boa. Eu prefiro sempre o Baião de Dois, que é o mais apresentável. Em muitos lugares não tenho coragem de comer.

A feira tem muitas peculiaridades principalmente a noite quando você poderá ver todo o tipo de pessoas. :)

20/8/2013

A Feira de São Cristóvão é uma feira, essencialmente, de tradições nordestinas. Na parte de fora da feira, existem barraquinhas e um parque infantil com alguns brinquedos mais simples.

A entrada custa R$ 3,00, e você pode visitar uma sala que possui diversas fotos, arquivos e trajes típicos usados pelo mestre do baião, Luiz Gonzaga, que dá nome à feira. A Feira de São Cristóvão, de um modo geral pode ser dividida em quatro partes: bares, palcos de show, restaurantes e lojas.

Se animação for o que você procura, desde que não ligue para certas coisas e pequenos detalhes, como higiene do local e o tipo de gente que frequenta, existe uma série de bares, quase todos com karaokê, em que ninguém fica parado. Próximo aos grandes palcos, ficam a maioria dos restaurantes, que obviamente, são especializados em comidas nordestinas, como buchada, sarapatel, carne de sol com aipim... tudo delicioso!

20/8/2013

A feira nordestina de são cristóvão, vulgo feira dos paraíbas, é uma área cultural incrível localizada em são cristóvão. A feira traz uma ambientação bem típica do nordeste e vc se sente como se, de fato, estivesse na região. Possui lojinhas que vendem tapioca, pimenta, acarajé etc. Também há restaurantes com comida tipicamente nordestina. Adoro ir lá para comer o maravilhoso baião de dois!

Lá na feira sempre há atrações artísticas e muito forró rolando solto para divertir o povo. Porém, quando há alguma atração famosa do forró a feira fica LOTADA e é praticamente impossível de estacionar o carro lá dentro.

18/7/2013

Fui pela primeira vez na Feira de São Cristóvão quando tinha 13 anos. Na época muita gente falava de lá, das barracas, das comidas, dos restaurantes, então lembro que fiquei animado pra ir, tava muito curioso, e gostei muito do dia que passei.

Recentemente estive lá, e confesso que fiquei em dúvida se estava na feira de São Cristóvão que fui aos 13 anos ou no Saara. Rodeada de lojinhas, o local parece ter se perdido e me lembrou mais um mercado popular. Ainda tinham as peças de artesanatos, os restaurantes todos nordestinos, o forró que começa a tocar quando você menos espera, mas parece ter sido dominado por camelôs. Fora isso, é sim, um bom lugar para ir com a família, com os filhos, mas eu sei que lá já fui muito melhor do que é hoje.

17/7/2013

Ter o Nordeste com sua música, culinária, dança... no meio da sua cidade, é um privilégio para poucos. Nesse caso para os cariocas. Na Feira dos Paraíbas, o nome dado por muitos anos ao local, é repleta de atividades e barracas com comidas típicas de todo nordeste e norte. Tem as roupas e os suvenir.
    Há também os shows, que vão de axé até forró ou sertanejo.
    A feira por muitos anos foi na rua e era mal vista por muitos, eu cheguei a ir uma vez quando ainda era assim. Era bizarro ver porcos abertos e pendurados no meio da rua. Depois aproveitaram a estrutura que havia de um local abandonado e construíram um dos melhores pontos turísticos do Rio, o Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga.

10/7/2013

A Feira de São Cristóvão fica no bairro de mesmo nome em frente ao colégio Pedro II. Com muitas opções de bares e restaurantes, além de muitas lojas e vendedores ambulantes, a feira que é referência da cultura nordestina no Rio de Janeiro, traz muito dessa cultura dessa região do Brasil com apresentações musicais, comidas típicas, apresentações de comediantes da região, etc.

Um excelente local para um almoço em família e amigos, já que as comidas são muito boas e servidas em grandes quantidades. O problema da feira é o estacionamento, que no domingo fica lotado, outro problema é o calor, que no verão carioca castiga mesmo. Por isso é aconselhável procurar restaurantes com ambientes climatizados para fugir do mesmo. Outra questão, que não quero chamar de problema, porque é um particularidade minha, é o barulho, lá é MUITO barulhento mesmo, MAS há quem goste. haha

Então, é um local onde você pode ir pra comer, dançar um forró (pra quem sabe ou quer aprender), ouvir música, comprar coisas específicas da região, beber, etc. Passeio muito interessante e divertido.

17/10/2013
    3 check-ins aqui

Na falta de melhores opções, a Feira de Tradições Nordestinas torna-se um bom lugar para levar os sogros para almoçar. Já frequentei alguns restaurantes do local, mas nenhum realmente marcante a ponto de recomendar. Porém, se quiser apenas um canto pra tomar uma boa Heineken beliscando um petisquinho de carne de sol com aipim frito ou batata frita, o nome do restaurante é Baião de Dois.

19/8/2013

A feira de São Cristovão é muito colorida , quem gosta de viajar pro nordeste e visitar as lojas de artesanatos ,de comer baião de dois , e outras comidas típicas, de dançar forró, vai se sentir como se estivesse lá em pleno nordeste .É muito interessante a maneira que dançam , cada estado do nordeste tem uma maneira diferente de dançar e tocar o forró e lá na feira você vê tudo junto num lugar só e fica tentando adivinhar de onde é o casal dançando...

17/7/2013

A Feira Nordestina de São Cristovão, muito conhecida como Feira dos Paraíbas, é um lugar que faz todos os nordestinos residentes no Rio de Janeiro e descendentes se sentirem em casa e também é um ótimo lugar pra quem gosta da cultura e da culinária nordestina ou pra quem quer conhecê-la. O lugar é bem característico, realmente, parece que você saiu do Rio e entrou no Nordeste. Os restaurantes são todos de culinária nordestina, com pratos muito gostosos, tem lojinhas com vários artefatos bem típicos da região e tem sempre um forrozinho pra animar e fazer a galera dançar. E as pessoas dançam mesmo! Eu não gosto de forró, mas é legal de ver, porque as pessoas ficam muito animadas e se divertem muito. Pra quem gosta, melhor ainda. Não é um lugar que eu adore frequentar, mas é legal pra conhecer!

• Usuário Qype fernan…
    12/11/2008

Muito bem organizado, comida nordestina para todos os gostos e dança típica. Lugar excelente para conhecer, para divertir os nordestinos residentes no Rio e para turistas.
    Pra quem quer conhecer a comida típica, uma boa pedida é carne seca desfiada. Lá também vende farinha de tapioca para fazer em casa, é mais barato do q supermercado/feira e claro, eles vendem a tapioca pronta também. E tem um biscoito mto bom, broa, um branquinho farinhento e docinho, o pacotão é 2 reais.
    A entrada custa somente R$1,00.

• Usuário Qype alinem…
    4/11/2008

Gostaria de conhecer !!!
    Dizem ser um ótimo centro de tradições nordestinas localizado aqui no Rio.
    É como um pedacinho do nordeste, com comidas e músicas típicas !!

25/10/2010

Pavilhão de São Cristovão ,cidade do Rio de Janeiro.
    Lá você encontra os genuinos produtos nordestinos, manteiga de garrafa,fejão de corda, carne de sol, licores dos mais variados e exóticos. Picoles das frutas do norte e nordeste (coisas que não vende por aqui , só na Feira de São Cristovão)
    É um bom passeio ,conhecer a Feira de São Cristovão , ela trouxe um pedaço do nosso pais, para o Rio de Janeiro. Eis a programação de out/nov Dia 08 de Outubro .Banda Saborear 11 de Outubro .Calcinha Preta 12 de Outubro Dia das Crianças com a cantora Perla, grande festa com palhaços,teatro,distribuição de brinquedos.etc Dia 15 de Outubro .Frank Aguiar e Wesley dos Teclados 01 de Novembro .Forró do Miudo 12 de novembro .Alexandre Pires 19 de Novembro .Revelação Local Ferira de São Cristovão Informações:(21)2580-5335 site:http://www.feiradesaocristovao.org.br / feiradesaocristovao@terr… Venha Conhecer!

• Usuário Qype blog9…
    31/12/2008

A feira típica mais charmosa desse país! Pelo menos em minha opinião. Das duas vezes em que fui prestigiar o trabalho dos artistas, saí com vários sourvernis, ví dois shows e comida muita comida típica! São Cristóvão fica no Centro da Cidade, local de fácil acesso! Ir de ônibius é fácil, ir de carro mais ainda, pois há estacionamento para todos. O ruim é que não há cobertura no estabelecimento, e caso chova você terá que se abrigar embaixo de alguma lona, e isso fica difícil com várias pessoas. Leve sua família, seus filhos vão adorar conhcer outra cultura, ainda mais uma cultura tão próxima da nossa como a cultura nordestina, algo que é muito importante para a formação moral e cultural de uma criança!

• Usuário Qype markin…
    22/2/2009

otimo lugar para comidas exoticas,diversao e passeio
    um verdadeiro centro turistico! muito seguro e organizado.
    que tambem sempre tem algum show!

• Usuário Qype andred…
    2/6/2010

Se você está indo à feira como um turista, não pense que aquele pavilhão (Centro de Tradições Nordestinas) é uma redoma reproduzindo o habitat do agreste em terras cariocas, esqueça! Não é mesmo! Pra quem é do norte e do nordeste e tá com saudade de casa, vale muito a pena! Comida (doce e salgada), bebida (ô!) e música típica é o que não falta. Mas como um lugar daquele precisa de renda pra ser tocado pra frente, muitos espaços foram alugados para lojistas que trabalham com produtos que não têm absolutamente nenhuma relação com o nordeste (camisas de rock, cd's de funk, etc.). Ainda assim você encontra repentistas, literatura de cordel, lembrancinhas do nordeste, produtos pra fazer receitas em casa, etc. Há pequenos stands, restaurantes modestos com som ao vivo (e alto, MUITO alto!) e restaurantes latifundiários com ar condicionado e preços não muito camaradas Há um palco onde há shows de artistas populares desconhecidos e famosos. A entrada é cobrada (R$2,00) e o uso do banheiro é gratuito. Só não esbarre a pele em nenhuma parede do banheiro: você evita o choque anafilático e ter de fechar a noitada no I.M.L.! O público é variado: turistar cariocas, gringos, moradores locais, nordestinos (e descendentes) que moram no Rio, apreciadores de forró, cachaceiros, universitários, motoqueiros, chupa-cabras, E.T. de Varginha, etc Dependendo das suas intenções, você pode ter uma noite muito interessante na Feira. Ou não If you're heading to Feira de São Cristóvão thinking of that huge dome as a sample of the Brazilian Northeastern habitat, forget about it! It is not even close from that. It's a great place from people that come originally from that region of the country get to eat, drink and dance their typical musical. Period. But as that space is not properly managed, there are also stands and stores that don't match the Northeastern culture criteria (carioca funk's cd stores, rock t-shirts stands, etc.). Yet you are able to find, 'cordel' literature, souvenirs, typical products to prepare recipes at home, etc. There are small stands, modest restaurants with live music (and loud, VERY loud music) and enormous restaurants with air conditioning and not very inviting prices One can drink and eat well for about US$50. There is a stage where there are concerts of popular artists, both unknown and famous. Admission is charged (R$ 2.00) and using the bathroom is free. Take care only not to bump your skin onto the bathroom wall: doing so you avoid an anaphylactic shock and ending the night at the morgue! (Wish I was kidding) Public is assorted: Rio tourists, foreigners, locals, the Northeasterns (and descendents) who live in Rio, Forro dance lovers, winos, college students, bikers, chupacabras, ETs, etc  Depending on your intentions, you can either have a very interesting night at the fair or at least a peculiar adventure in Rio

• Usuário Qype jeanca…
    10/4/2011

em particular eu gosto da feira, local bem descontraído, pra quem curte um forro é uma boa opção, além das maravilhosas comidas tipicas, rouparia, temperos, e outras coisas mais que só se encontra no nordeste um bom lugar pra se levar a família pra um almoço diferente

• Usuário Qype marian…
    4/11/2008

Feira construida dentro de pavilhao em Sao Cristovao. Local muito animado, com comidas tipicas nordestinas e muito forró. Local seguro e com estacionamento (acho que é de 5 reais o estacionamento), mas a entrada é apenas 1 real.