27/12/2008

Quem me lê pode pensar com que autoridade uma católica praticante escreve sobre uma sinagoga. Mas quem me conhece sabe que participo do trabalho de diálogo católico-judaico e sabe o quanto admiro os judeus, meus irmãos mais velhos na fé. Sou muito bem acolhida cada vez que visito a CIP para um serviço de Cabalat Shabat nas sextas à noite e sempre aprendo algo sobre a religião judaica e sobre a Bíblia. A CIP é uma sinagoga liberal em que as mulheres podem entrar de calças compridas e sentar-se ao lado dos homens se assim quiserem. Os serviços religiosos são belíssimos, muito bem cantados, e as prédicas dos rabinos sobre a porção da Torá lida naquele dia são via de regra inteligentes e profundas. Além de realizar os serviços religiosos o pessoal da CIP faz trabalhos sociais e oferece cursos e atividades de lazer. Os judeus liberais que passam por Sampa serão muito bem acolhidos por lá, assim como os não-judeus, como eu, que quiserem conhecer mais sobre o judaísmo.